sábado, 22 de maio de 2010

A comunidade secreta dos Pick-Up Artists

Outro dia, conversando com um amigo (TB), fiquei sabendo de uma entrevista no Programa do Jô com um "artista da sedução". Seu nome? Lourenço Zein. O Jô o ridicularizou, com razão (quem quiser ver o vídeo, clique aqui). Enfim, o assunto me enoja um pouco, mas acho que têm relevância dentro desse blog.
Lourenço não é o único. Os PICK-UP ARTISTS usam codinomes no "submundo da pegação" e são reverenciados pelas técnicas que usam para conquistar mulheres. Eles se consideram consultores no assunto e tem até um site!!! - Universidade da Sedução. No meu ponto de vista, são um bando de NERDs que decoraram técnicas para se aproximar das mulheres no objetivo de levá-las para a cama. Ainda não sei o que me enoja mais: se é o fato de existir uma comunidade secreta para isso, se é porque eles tentam escondê-la ou se é o fato de alguns irem a público se gabarem de serem "artistas da sedução".
Confesso que li um livro sobre o assunto, redigido por um repórter americano, chamado The Game - A Bíblia da Sedução. Este livro é de certo modo interessante, mais porque conta a história dessa comunidade secreta do que porque se pode aplicar as técnicas de conquista que eles mencionam na balada ou na paquera. Acho que por serem americanos meio Nerds, aconselham com naturalidade coisas como fazer mágica na balada, puxar o cabelo da mulher como forma de demonstração da força masculina e outras tosquices - o que não faz sentido algum aqui no Brasil.
Mas voltando ao assunto da Comunidade Secreta da Pegação e os consultores de paquera, se você tiver a oportunidade de assistir alguns vídeos no Youtube, verá que eles não se diferenciam muito de seus alunos, no sentido de que são meio robotizados e procuram, através das técnicas, achar soluções perfeitas para "pegar a mulherada" (além de todos aparentarem ser bobos). O engraçado é que eles vão na contramão do HITCH (o consultor amoroso vivido por Will Smith no cinema), que só aceitava ser contratado por caras que estavam muito apaixonados pelas suas musas inspiradoras. Essa postura de benfeitor do Hitch é um pouco exagerada, mas tem sua parcela de razão.
O ponto positivo desses "artistas da sedução" é que eles fazem com que homens totalmente durinhos e travados aprendam a conversar com o sexo oposto e sem querer, acabam ajudando essas pessoas em suas vidas, tendo maior auto-confiança, maior auto-estima e melhorias nos relacionamentos sociais e profissionais.
Minha indignação vem da banalização da sedução. Robotizar alunos a usarem técnicas de sedução para pegar nos pontos fracos das mulheres é ridículo. A questão é tornar o aluno legal, interessante, criativo, charmoso e isso não é coisa que se aprenda na Universidade (da Sedução haha). Ninguém precisa ser um Hitch ou Don Juan, desenvoltos na arte do amor. Mas acho que a naturalidade envolvida no processo de sedução é o que dá a graça, a emoção, a vivacidade da conquista. Não é legal "tomar um fora". Mas acho que aprender com os erros é provar-se humano. Escutei uma frase esses dias, numa rádio, que exemplifica bem meu ponto de vista quanto ao assunto: "Se não existe possibilidade de fracasso, então a vitória é insignificante".


Música do dia:
TREY SONGZ - Neighbors know my name

7 comentários:

  1. Otimo post...
    Concordo com a maioria dos pontos, mas só gostaria de salientar que todas essas tecnicas de sedução, teoricamente, não incluem um fator decisivo e importante: o alcool!!

    ResponderExcluir
  2. Essa semana assisti ao filme do Will Smith e lembrei de vc. Vc daria um ótimo consultor amoroso. Mas concordo que as pessoas tem q arriscar mesmo, tentar sozinhas, pois tem sempre alguém que gosta de ouvir frases amorosas toscas, bregas. Infelizmente, só as feias gostam disso, hahahhaha.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. Nenhuma mulher gosta de ser xavecada com piadas prontas e técnicas nerds. Não existe um conjunto de cantadas que agradará todas as mulheres ao mesmo tempo. Well Done!

    ResponderExcluir
  4. Nao consegui ver ate o fim... vergonha alheia!
    Coitado daquele cara... com aquela cantada do conracao ele nao pega nem mosca...
    O bom eh que esses caras toscos fazem a balada ficar mais divertida!
    auhauhau

    ResponderExcluir
  5. HAHHAHAHAHAHA

    Demais !!!!! Coca, vc vai adorar esse video aqui,de um "personal paquera", olha:

    http://www.youtube.com/watch?v=o_k9wrsevZQ

    Esse outro tmbm é bom, mto engraçado:

    http://www.youtube.com/watch?v=v_hIkqNPD7k

    ResponderExcluir
  6. Amigão...Aconselho vc a estudar melhor e saber do que você está falando. A maior parte do que você falou não é verdade. Existem, sim, artistas da sedução que só fazem os alunos decorarem técnicas. Mas existem outros que realmente ensinam e mudam o interior, de forma totalmente natural, para aqueles que não tem experiência aprenderem mais sobre as mulheres. Pesquise sobre o livro "As Leis de David X" ou vídeos dele no youtube, sobre o DVD "Blueprint" do Tyler Durden, e dê uma olhada nos vídeos de Zan Perrion e Adam Lyons. Você verá e poderá opinar melhor sobre o assunto, não se conforme com a pouca profundidade. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Mateus. Me aprofundarei no assunto com suas indicações. Eu acho realmente interessante o fato de estudarem essas técnicas, mas mantenho meu ponto aqui: A robotização dessas técnicas e a exposição de caras como o Lorenço em público não é nada nobre. Ainda acredito que as técnicas podem ajudar na auto-confiança de muita gente, mas não confio na decoreba delas.

    ResponderExcluir