segunda-feira, 1 de março de 2010

Sports and Soundtrack

Acho que um erro de meus blogs anteriores foi falar muito de mim. Talvez eu não seja tão interessante quanto penso. Tentarei abordar temas variados aqui. Esse post é sobre esportes e trilhas sonoras (entenda por trilha sonora a presença ou não de sons que acompanham certo momento de sua vida e não apenas a "musiquinha de fundo do filme que vi ontem").
Sim, existe uma forte conexão entre esportes e sons. Tenistas necessitam da ausência dele para se concentrarem - o silêncio absoluto (e os torcedores, em geral, respeitam isso). Jogadores de basquete escutam seus iPods nos vestiários como forma de motivação (ver http://www.youtube.com/watch?v=UKnolC_PrPU). Academia combina com músicas eletrônicas como a ótima "Gramophonedzie - Why don't you".
Sou adepto da prática de esportes e sinto muita falta ao ir academia sem meu iPod. Existem estudos que comprovam a relação entre a motivação para malhar (por exemplo) e a música que você escuta. Ela afeta nosso cérebro a ponto de arrepiar nossos pêlos. Afeta nossa mente positiva ou negativamente. Cabe a nós escutarmos o que gostamos para animarmos ou para aquele momento "fossa".
Aliás, iPodear é um hábito que se cria. Eu fui, por muito tempo, avesso ao iPod. Usava mp3s players tranquilamente com a desculpa de que em São Paulo, o fone branco do iPod é muito chamativo e atrairia batedores de carteira/iPod. Até que fui morar nos EUA e não resisti à tentação tecnológica da Apple. Mas o debate sobre o fascínio que o iPod exerce sobre a humanidade será alinhado em um próximo post.
Convenhamos. Eu escutaria música até na minha cova. Eu levaria meu iPod no vestibular se pudesse. Música combina com quase tudo. É a Honda Bizz do Showbizz.


Uma última dica:
- Para animar durante uma corrida: Miley Cirus - Party in the USA


PS: Vão perceber ao longo dos textos que escuto de tudo. Até Miley.

4 comentários:

  1. Concordo com vc q esporte e música combinam muito bem. Alguns esportes não dá para serem feitos sem som, tipo corrida, caminhada, musculação. O som dá um gás para corrermos; sem ele acho q a gente não sairia do lugar.
    Atualmente, substitui uma amiga de longo anos de caminhada (por opção dela), por meu celular com músicas e percebi q a gente viaja mais assim, repara mais na natureza qdo anda e até resolve problemas caseiras com um ipod no ouvido. Vc tem razão, sem música (e notícias, pois sou fanática por rádio)não dá para viver.
    Vou acompanhar suas dicas musicais.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo te imaginar sem ouvir música, gostei do tema e acho que todos vão gostar já que vc não vive sem isso e gosta de músicas bem variadas. Adoro suas dicas musicais e espero me "arrepiar" um dia com alguma delas, enquanto isso vou ouvindo e gostando aos poucos de todas elas, até black e Miley Cirus.

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha! Miley Cirus realmente agita! Eddie Griffin adora! Mas fato mesmo, querido, é que não dá mesmo pra dar aquela corridinha sem uma boa música! Falou e disse! Obrigada pela recomendação e pelo apreço. Um beijo, IknowIloveU

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Miley Cyrus é bem ped. Deve ser por isso que eu tbm gosto.

    ResponderExcluir